"Lolita" é um filme de drama de 1997 dirigido por Adrian Lyne e estrelado por Jeremy Irons e Dominique Swain. O filme é baseado no romance de mesmo nome de Vladimir Nabokov, publicado originalmente em 1955.
Aqui estão algumas curiosidades sobre o filme "Lolita":
Originalmente, o papel de Lolita foi oferecido a Natalie Portman, que tinha apenas 13 anos na época. No entanto, seus pais consideraram o conteúdo do filme inadequado e ela acabou não participando.
Para interpretar o papel de Humbert Humbert, Jeremy Irons teve que perder peso e tingir o cabelo de loiro, além de ter feito aulas de sotaque americano para se preparar para o papel.
O filme foi banido em vários países, incluindo Cingapura e Malásia, devido à sua temática controversa.
A cena em que Lolita e Humbert dançam no quintal da casa foi filmada em uma única tomada. A música tocada na cena é "Blue Velvet" de Bobby Vinton.
O filme foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora Original em 1998, mas não ganhou.
Em uma cena, Humbert é visto lendo o romance "Ada or Ardor: A Family Chronicle", também de Nabokov. O livro é considerado por muitos como uma espécie de continuação de "Lolita".
O filme foi lançado em meio a uma grande controvérsia devido à sua temática polêmica. Alguns críticos elogiaram o filme por sua adaptação fiel do romance, enquanto outros o criticaram por romantizar a pedofilia.
O filme foi lançado em DVD em 1998 e em Blu-ray em 2010.
O título "Lolita" se tornou um termo comum na cultura popular para descrever jovens sexualmente precoces ou mulheres jovens sexualmente atraentes. No entanto, o termo foi originalmente criado pelo autor Nabokov e se refere especificamente ao personagem Lolita, que é uma adolescente de 12 anos.